quinta-feira, 25 de março de 2010

A Equipe Central Diocesana das SMP preparou o símbolo a seguir a partir de alguns elementos característicos da missão. Cinco são os elementos presentes nesse símbolo.


1. FAMÍLIA: primeiro lugar da missão; o missionário deve perseverar em meio a tantas idéias que hoje são colocadas contra a família. Que idéias são essas? Ouvimos com freqüência, quase como um refrão, nos meios de comunicação, sobretudo, da importância de se respeitar os direitos, como o direito à felicidade, à liberdade de expressão, o direito de ser feliz e escolher o melhor caminho para si.

No entanto, o nosso ambiente cada vez mais se torna contrário àquilo que de nenhuma pessoa pode ser tirado: o direito à vida. Aqueles que não vieram ao mundo ainda ou os que já viveram e deram sua contribuição, mas não possuem a mesma força e vigor como antes, são considerados como peso, descartáveis, improdutíveis para a sociedade. Mas para o cristão não deve ser assim; o missionário deve transformar o seu meio e contribuir para a construção de uma sociedade que respeite sim os direitos, mas em primeiro lugar o direito à vida, em todos os seus estágios.


2. MAPA DA DIOCESE: não estamos sozinhos e nem podemos caminhar sozinhos, fazemos parte de uma Igreja, somos membros de uma comunidade. Em nossa diocese, a Igreja se faz presente, essa é a grande comunidade formada por outras comunidades que são as paróquias. Guiados por Jesus Cristo queremos transformar cada vez mais nossa diocese numa rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, perseverantes na oração, na Eucaristia, na doutrina dos Apóstolos e na caridade fraterna.


3. PALAVRA DE DEUS: lembrando que o missionário deve anunciar não a si mesmo. Quando a moda é sempre inovar, ser moderno, ser atual, não podemos esquecer que a Palavra de Deus não passa. Sermos fiéis à Palavra de Deus não nos impede de sermos atuais. Para comunicarmos bem a mensagem de Deus ao homem de hoje não precisamos alterar o conteúdo da Palavra, mas simplesmente o modo, a forma de transmissão dessa mesma Palavra. É Jesus quem diz o que devemos levar: "Ide por todo mundo e levai o 'Evangelho" a toda criatura" (Mc 16,15).


4. CRUZ: o próprio Jesus recorda nos fala "quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz de cada dia, depois me siga" (Mc 8, 34); as dificuldades de nossa vida não devem ser usadas como desculpa desistirmos da missão, mas força para a caminhada :"Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12,10b)


5. TEMA: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos" (Mt 28, 19). Essa frase é tirada do próprio Evangelho e está presente no "Tripticon" capelinha missionária que Bento XVI deixou no Brasil, por ocasião da Conferência de Aparecida em 2007 (conferir link sobre o assunto). Aqui está presente o mandato missionário, o "Ide", mas ao mesmo tempo fala da realidade do discipulado. Discipulado e missão não se separam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário